Os limites entre o humor e o Bullying

| |

Aluno: Gisele Aparecida Silva 
Mineração 3
Tema: Os limites entre o humor e o Bullying

É realmente só uma piada?

Quando o assunto é comédia, existem dois grupos: o que defende uma suposta liberdade de expressão, na qual qualquer coisa pode ser dita se estiver em formato de piada, não se caracterizando como algo passível de julgamento ou interpretação maldosa e o grupo que defende uma comédia limpa, sem preconceitos ou estereótipos. A comédia é uma manifestação artística, portanto, é cultural e formadora de opiniões. Devido a este fato, a forma como ela é apresentada deve ser compromissada, principalmente por estar disponível às crianças e jovens, mentes em formação e bastante influenciáveis.
           Para que uma piada faça sentido, é preciso que o público esteja inserido no contexto em que a mesma ocorre.  Um exemplo são as piadas que fazem referência à inteligência de loiras e nordestinos, ideias pré-concebidas muito presentes em piadas. Percebe-se a partir disto que toda piada tem um fundo preconceituoso e um requinte de crueldade, gerando sempre uma vítima. Seria o humorista um carrasco? Não. Segundo Goethe, “Nada descreve melhor o caráter dos homens do que aquilo que eles acham ridículo”, logo, não é o humorista impolido e retrógrado, mas sim o público que lhe dá atenção e lhe aplaude.
        De fato é mais difícil fazer uma comédia que rompa com esse padrão, que seja crítica e não ofensiva. No entanto, humoristas de verdadeiro talento são capazes de criá-las, ainda que a grande massa de comediantes espalhada pelo Brasil encontra-se longe disto. Em seus programas humorísticos, de grande audiência, semeiam do início ao fim tudo isto: cenas, piadas e situações preconceituosas contra gays, negros, pobres, portadores de deficiências e humilhação de uns aos outros com a justificativa de ser apenas uma piada.
           A situação é ainda mais preocupante quando se observa a faixa etária dessa audiência. Jovens e crianças encararão este tipo de comédia como algo normal e perpetuarão por mais uma geração pensamentos e ações preconceituosas. Uma solução paliativa para essa situação seria a restrição à entrada de jovens e crianças em shows de comédia ao vivo, como os stand up’s, e que os pais ponderem sobre os programas de televisão e o respectivo impacto na convivência dos filhos com os colegas. Como passar das gerações e com o desenvolvimento intelectual e crítico dos cidadãos é inevitável que o preconceito diminua de proporção nas sociedades, consequentemente nesses shows de horror que dizem fazer humor, quando na verdade se utilizam da liberdade de expressão como meio para ferir outro indivíduo, a vítima da vez.

5 comentários:

Unknown disse...

A
mei sua redaçao, muito boa. qqquero dicasss

dbz disse...

a grande questão pra mim é como fazer humor sem vítimas?

Anônimo disse...

fumou ?

Unknown disse...

Ótima redação, tema bem comum em concursos públicos. Parabéns

Unknown disse...

Essa redação e muito boa

Postar um comentário

.